Atualizações de movimento

Movimento Sunrise Comemora Confirmação da Secretária do Interior, defensora do New Deal Verde, Deb Haaland

Movimento do nascer do sol

Hoje, o Senado confirmou a Rep. Deb Haaland de Laguna Pueblo para liderar o Departamento do Interior, marcando a primeira vez que um indígena vai liderar as relações do governo federal com as tribos indígenas e terras públicas, bem como o primeiro Secretário do Gabinete Indígena. A confirmação vem depois que o Movimento Sunrise fez parceria com grupos do movimento indígena imediatamente após a vitória de Biden para fazer campanha por Haaland como um favorito para o papel, e o eventual candidato. Também segue uma luta longa, cruel e obstrutiva travada pelos republicanos contra sua nomeação, na qual grupos progressistas saíram vitoriosos.

“Estamos emocionados que a secretária Deb Haaland foi confirmada para o Gabinete Presidencial, e que o presidente Biden ouviu os grupos do movimento indígena e aliados que pressionaram por sua confirmação, apesar da campanha injusta e agressiva do Senado Republicano contra ela”, disse Varshini Prakash, Diretor Executivo do Movimento Sunrise. “A secretária Haaland não é apenas uma das primeiras co-patrocinadoras do Green New Deal, mas ela acredita que alcançar a soberania indígena sobre terras roubadas é fundamental para transformar nossa economia e parar a crise climática. Agora, ela deve exercer seu poder para reprimir as empresas de combustíveis fósseis e expulsar as empresas que perfuram petróleo em terras públicas e em águas públicas. Estamos entusiasmados para ver o progresso que ela faz e estaremos ao seu lado enquanto ela nos empurra para mais perto da visão de um Novo Acordo Verde. ”

Esta confirmação histórica não poderia ter sido possível sem o trabalho árduo de tribos, líderes nativos, parceiros do Sunrise, como a Rede Ambiental Coletiva e Indígena NDN, e todos os jovens que fizeram ligações, bateram em portas e elegeram líderes em um ousado mandato climático .

O que Sunrise Movement fez para apoiar #DebForInterior:

Campanha criativa: Desde a vitória de Biden nas eleições, o Movimento Sunrise imediatamente começou uma campanha para pressionar Biden a nomear um gabinete que se parecesse com a América e que seria capaz de cumprir sua ousada agenda climática. Sunrise criou um Campanha “Mandato do Clima”, com um site, vídeo e comunicações criativas para mobilizar seus apoiadores por trás de uma lista de candidatos para os principais cargos do gabinete. Deb Haaland não foi apenas apresentada no lançamento do vídeo principal, mas foi destacada primeiro no site. O movimento do nascer do sol até produziu vídeos que permitem a Deb contar a história de seu povo.

Carta ao senador Udall: Em 10 de dezembro, o Movimento Sunrise juntou-se ao Coletivo NDN, aos Democratas da Justiça e ao Data for Progress in enviando uma carta ao senador Udall, pedindo-lhe para atender ao apelo dos líderes nativos e apoiar Deb Haaland como secretária do Interior. Esses grupos representam um corte transversal do movimento indígena, da juventude, da justiça climática e do progressista mais amplo, que se uniu de forma esmagadora para apoiar a Representante Deb Haaland para o próximo Secretário do Interior. Esta carta geradoimprensapor WhatsApp. e ajudou a solidificar Deb como candidata para o papel.